O Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, envolvendo governos, empresas, organizações, cidadãos que se juntam no movimento pela defesa do Meio Ambiente.
O lema deste ano é ” Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”.

Esta Comemoração é muito importante, pois enfrentamos, na atualidade, múltiplos problemas ambientais resultantes das alterações climáticas, com forte impacto na destruição da natureza e na perda de biodiversidade e, não menos importante, no aumento da poluição ambiental.
Neste âmbito, o restauro da natureza é fundamental, como forma de permitir reduzir a pobreza e aumentar a resiliência a condições climáticas extremas.

Além disso, o restauro da natureza também promove o aumento do armazenamento de carbono e retarda os efeitos das alterações climáticas.
Sabe-se que as ações de restauro da natureza de, pelo menos, 15% da terra têm a capacidade de evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.

Com este Dia visa-se impulsionar a ação global na direção do cumprimento das metas de restauro de grandes porções da Terra, capaz de desacelerar efetivamente as alterações climáticas, proteger a natureza e aumentar os meios de subsistência e a segurança alimentar de milhões de pessoas em todo o mundo.
A UGT associa-se, pois, às Comemorações deste Dia Mundial do Meio Ambiente, disseminando um forte apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o Mundo, ajudando a erradicar a pobreza, a combater as mudanças climáticas e a prevenir uma extinção em massa.

Sublinhamos que somente com ecossistemas saudáveis podemos melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas e deter o colapso da biodiversidade