Assinala-se hoje, dia 25 de setembro de 2024!

Assinala-se hoje, dia 25 de setembro de 2024, o segundo ano em que se comemora oficialmente o Dia Nacional da Sustentabilidade, data em que as Nações Unidas, em 2015, adotaram oficialmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em que se pretende reforçar a importância da sua implementação em Portugal.
 
Conforme plasmado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023, de 9 de junho que o instituiu, são significativos e indiscutíveis os desafios que todos enfrentamos – trabalhadores, empresas, cidadãos e sociedade em geral – em matéria de sustentabilidade, a nível mundial, o que exige uma nova forma de crescimento económico que seja sustentável e que permita «satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social».
 
Neste Dia, parece-nos premente relembrar que no dia 1 de janeiro de 2016 entrou em vigor a Resolução da Organização das Nações Unidas intitulada «Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável», constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e por 169 metas para um MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL E JUSTO.
Relembramos que os 17 ODS e a Agenda 2030, foram aprovados por unanimidade por 193 Estados-Membros da ONU, incluindo Portugal, e definem as prioridades e as metas do desenvolvimento sustentável global para 2030 abordando várias dimensões do desenvolvimento sustentável – Social, Económico, Ambiental – ao mesmo tempo que promovem a paz e a justiça, estruturam-se em torno de 5 Princípios: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias.
 
Representam um apelo urgente à ação de todos os países do mundo para uma parceria global, reconhecendo que a erradicação da pobreza deve ser acompanhada de estratégias que promovam a saúde e a educação dos povos, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento económico – ao mesmo tempo que combatem as alterações climáticas e preservam os ecossistemas.
 
A UGT, nas comemorações deste importante Dia Nacional da Sustentabilidade, vem reforçar novamente o nosso forte comprometimento na luta pela conquista dos ODS, e especialmente do ODS 8, que propõe a garantia de um trabalho digno para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
 
Neste Dia Nacional da Sustentabilidade, importa promover uma convergência global em torno da promoção do conhecimento e informação e da capacitação de todos os intervenientes para a mudança de comportamentos com vista a almejar um FUTURO SUSTENTÁVEL.
 
A conquista dos ODS são uma oportunidade para apoiar um crescimento sustentável e inclusivo, sem o qual será impossível fazer face à emergência das alterações climática e ao abismo das desigualdades e assimetrias sociais.