Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente a 22 de março com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água potável e promover a informação e sensibilização para uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos hídricos.
Prende-se, ainda, com a necessidade de serem encetadas medidas para enfrentar a crise global de recursos hídricos em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (SDG6): Água potável e saneamento para TODOS.
 
Em 2025, o tema é «Preservação dos glaciares».
Pretende alertar para o papel fundamental que os glaciares desempenham na agricultura, na energia e nos ecossistemas globais, bem como na garantia de água potável para TODAS as comunidades.
Com as acentuadas alterações climáticas que enfrentamos na atualidade, os fluxos de água de degelo estão a mudar, provocando inundações, secas extremas, deslizamentos de terras e a subida do nível do mar.
 
É necessário trabalhar em conjunto para mitigar e adaptar o nosso ambiente às alterações climáticas, sendo que a preservação dos glaciares se constitui como uma prioridade máxima.
 
A UGT associa-se às comemorações deste Dia Mundial da Água, disseminando as três mensagens-chaves:
  • Os glaciares estão a derreter mais rapidamente do que nunca. À medida que o planeta fica mais quente devido às alterações climáticas, os nossos glaciares estão a diminuir, tornando o ciclo da água mais imprevisível e extremo.
  • O recuo glacial ameaça a devastação. Para milhares de milhões de pessoas, os fluxos de água de degelo estão a mudar, causando inundações, secas, deslizamentos de terras e subida do nível do mar, e danificando os ecossistemas.
  • A preservação dos glaciares é uma estratégia de sobrevivência, pelo que temos de trabalhar em conjunto para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para abrandar o recuo glaciar.
 
Neste Dia Mundial da Água, devemos trabalhar juntos para colocar a preservação dos glaciares no centro das nossas AÇÕES para enfrentar as mudanças climáticas e a crise hídrica global, importa promover uma convergência global com vista a proteger as inúmeras comunidades e ecossistemas que estão em risco de devastação, protegendo os recursos hídricos para o futuro